O Blog da Mamãe e do Bebê!

Sintomas iniciais da gravidez: como ter certeza de que o bebê está chegando?

Não há como negar que a maneira mais segura de confirmar a gravidez é fazer exames solicitados por um médico para avaliar os níveis hormonais e a produção de uma mulher. No entanto, não faltam comunicados entre familiares, amigos e conhecidos, e cada vez mais grávidas descobrem que estão esperando um bebê logo nos primeiros sintomas iniciais da gravidez, certo?

Afinal, a gravidez traz muitas mudanças psicológicas e, sobretudo, físicas. Tantas mulheres vivenciam a realidade e têm muitas histórias para contar.

Este artigo reúne algumas das dicas mais comuns sobre como ajudar a mamãe e o bebê durante esses nove meses a se manterem mais saudáveis. Veja mais!

Veja os Primeiros Sintomas Iniciais da Gravidez

Reunimos os primeiros e mais frequentes sintomas de gravidez que ocorrem no corpo feminino, para que você possa reconhecê-los mais facilmente. Teste!

NÁUSEA

Náusea é um dos sintomas de gravidez mais comuns entre as mulheres. Pode ocorrer de forma espontânea, geralmente desde o acordar até a primeira refeição do dia, ou ser desencadeada pelo olfato ou paladar.

INCHAÇO DOS SEIOS

Durante a gravidez, o corpo da mulher aumenta a produção de hormônios que alteram o corpo e estimulam a produção de leite materno, o que pode causar inchaço e dor nos seios.

MUDANÇAS DE HUMOR

Outro efeito são as mudanças de humor. No entanto, não é uma alteração patológica que inclui, por exemplo, depressão e euforia, mas sim a vivência de emoções superficiais. Muitas mulheres se tornam mais emotivas, outras mais introspectivas, algumas mais animadas e outras, mais excitáveis.

 ALTERANDO OS SENTIDOS

Sim, os hormônios também causam alterações nos sentidos, como olfato e paladar. Por isso, é normal que a gestante procure alimentos que já conhece, enquanto passa a gostar de outros alimentos que já havia evitado.

 AUMENTO DA LIBIDO

Como vimos, algumas gestantes também apresentam aumento da libido, relacionado às alterações físicas que são comuns nesse período, principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez.

FADIGA

Devido ao compartilhamento de nutrientes com o bebê e às constantes mudanças físicas – que podem até alterar a qualidade do sono – é comum que as gestantes se sintam cansadas quase que diariamente. Para se ter uma ideia, mais de 70 gestantes apresentam esse sintoma, destacado por uma pesquisa da Acta Paulista de Enfermagem.

CONSTIPAÇÃO

Outro exemplo de sintoma da gravidez é a constipação, que ocorre em cerca de 30 gestantes, conforme estudo da Revista Brasileira de Coloproctologia. Ocorre principalmente devido ao excesso de hormônios femininos, principalmente a progesterona. Esse aumento hormonal também pode levar a alterações no funcionamento do trato digestivo.

MENSTRUAÇÃO PERDIDA

Ao contrário da crença popular, a menstruação não é atrasada simplesmente porque o óvulo foi fertilizado. Também pode ocorrer durante a gravidez, alimentada por mudanças de humor e altos níveis hormonais no corpo.

É POSSÍVEL NÃO TER SINTOMAS DE GRAVIDEZ?

Sim, a gravidez pode ocorrer com poucos ou nenhum sintoma listado. No entanto, casos como esses são incomuns, raramente ocorrendo em mulheres. Comumente, diz-se que essa gravidez é silenciosa devido a essa característica marcante.

É por isso que os casais que não usam nenhuma forma de controle de natalidade durante a vida devem ter cuidado. Por exemplo, isso se aplica a pessoas que estão tentando iniciar ou expandir sua família.

De fato, com um bom acompanhamento ginecológico e exames de sangue periódicos – o conhecido Beta HCG Quantitativo, é possível confirmar a gravidez e se preparar adequadamente para o nascimento do bebê.

ENTENDENDO COMO TER UMA GRAVIDEZ MAIS SAUDÁVEL

Para finalizar, vamos explorar algumas dicas para uma gravidez mais saudável? Afinal, eles contribuem não apenas para o bom desenvolvimento do bebê, mas também para a felicidade, saúde e caráter da futura mãe. Então tome nota!

PROCURAR AJUDA DE UM ESPECIALISTA

 Uma vez confirmada a gravidez, é essencial obter ajuda profissional de um obstetra. Afinal, a própria especialista pode tirar dúvidas sobre o desenvolvimento da gravidez, cuidados essenciais de saúde, passo a passo do pré-natal, padrões de parto, preparação para amamentação e muito mais.

 TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É interessante confiar no acompanhamento de um nutricionista durante a gravidez. Dessa forma, a mulher poderá ter acesso a alimentos que atendem às suas diferentes necessidades, fornecer todos os nutrientes que seu bebê precisa e ajudá-la a passar pelas mudanças de sua menstruação de forma mais tranquila.

EXERCITE-SE REGULARMENTE

A terceira dica é se exercitar regularmente, por exemplo, natação, ioga, corrida, pilates, zumba, etc. Afinal, gravidez não significa ficar parada ou descansar por nove meses, sabia? As mulheres grávidas podem e devem se envolver em determinadas atividades – a menos, é claro, que haja restrições médicas.

Os exercícios melhoram a imunidade, proporcionam saúde física e mental, ajudam a aliviar os sintomas da gravidez, contribuem para o controle do peso, melhoram a circulação sanguínea e muito mais.

MANTENDO UM BOM HÁBITO DE DORMIR

Manter uma rotina regular de sono, descansando pelo menos 8 horas por dia, é a chave para aliviar a fadiga que ocorre devido ao aumento da produção hormonal e ao aumento do útero para a fertilidade – mudanças vêm com ele.

Como vimos, os primeiros sintomas da gravidez podem ser muito diferentes. Por isso, ao notá-los, você deve consultar seu médico não apenas para confirmar a possibilidade de gravidez, mas também para esclarecer os primeiros sintomas da gravidez.

E para te inspirar neste momento tão mágico, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos!

Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SOBRE O BLOG
Nosso blog trás dicas e informações importantes sobre gestação e maternidade! Sobre os principais produtos infantis, lojas de bebe e e muitas outras dicas.
Meu Bebezinho

Nosso blog trás dicas e informações importantes sobre gestação e maternidade! Sobre os principais produtos infantis, lojas de bebe e e muitas outras dicas.

MÍDIA
Blog sobre gestação maternidade saúde família e desenvolvimento do bebê

Fique por dentro de todas novidades semanais.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!
NOSSA GALERIA DE FOFURAS