Chupar dedo!

Chupar dedo

chupando o dedo

Chupar dedo é muito comum em bebês. Graças à ultra-sonografia, um equipamento que mostra a imagem do feto no útero, sabemos agora que alguns bebês chupam o polegar na barriga da mãe, desde a décima oitava semana de gestação.

Nos recém-nascidos, a sucção é uma reação instintiva. Quase todos os bebês chupam dedo, mais cedo ou mais tarde. Quando o seio ou a mamadeira não estão prontos, é natural que o bebê se acalme sugando algo, seja um dedo, chupeta, brinquedo ou ponta de um cobertor. Chupar dedo geralmente chega ao seu auge entre os 18 e 20 meses de idade. Com o desenvolvimento da criança, o dedo perde cada vez mais sua importância.

Se seu bebê chupar dedo, considere o hábito como a satisfação de uma necessidade natural e instintiva de sucção. Se seu filho pequeno continuar chupando dedo, os especialistas concordam que não há necessidade de se preocupar com danos aos dentes de leite emergentes. Seu filhinho pode recorrer ao dedo quando está com fome, muito cansado, aflito e carente de conforto ou apenas chateado. Com mais ou menos dois ou três anos, seu filho provavelmente terá coisas mais interessantes a fazer e estará muito ocupado para se lembrar de chupar o dedo.

A criança sensível e tímida que se esqueceu do dedo pode voltar a chupá-lo nas primeiras semanas em uma nova escola ou nova casa ou após o nascimento de um irmãozinho. Esse comportamento que visa o conforto normalmente é apenas uma fase transitória, que desaparecerá com amor e confiança. Contudo, se o hábito continuar durante mais de algumas semanas e for aparentemente persistente, você talvez precise intervir.

Se a criança continuar chupando dedo depois dos cinco ou seis anos ou após ter perdido os dentes de leite, é aconselhável uma visita ao dentista (ou psicólogo). Chupar dedo de forma prolongada e persistente pode levar à má oclusão, um problema no qual os dentes superiores e inferiores não se encontram adequadamente. Se seu filho colocar o dedo de forma que pressione a raiz do dente – o que é comum – chupar dedo prolongada e persistentemente pode levar à má formação da arcada superior do osso maxilar, provocando a projeção dos dentes superiores. Chupar dedo a longo prazo também pode causar uma anormalidade do tecido dos ossos do dedo predileto.

Certifique-se de que seu bebê tenha bastante tempo no seio ou na mamadeira, a fim de satisfazer a necessidade de sucção. É uma boa época para oferecer-lhe bastante carinho.

Os especialistas dizem que é quase impossível evitar que algumas crianças chupem o dedo. Se todas as intervenções falharem, você talvez tenha que se resignar e encontrar um excelente ortodontista, depois que os dentes permanentes do seu filho tiverem nascido.

Chupar dedo!
Avaliar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: