Amamentação, será que meu leite é suficiente ?

Será que meu leite é suficiente? Existe leite fraco?

amamentação

Com chegada do bebê, muitas mamães ficam cheias de dúvidas e inseguras, que é muito normal. Entre elas é amamentação, a maneira de adequada de amamentar seus bebês, por isso é importante entender como acontece o processo de lactação.
Processo de lactação

Logo após o parto, a prolactina começa a estimular as glândulas mamárias, por isso é importante colocar o recém-nascido para mamar o quanto antes, pois é ele quem desencadeia o processo de produção e descida do leite

Comandado pela glândula chamada hipófise, localizada no cérebro, o processo de lactação ocorre quando o seio materno é sugado. A mensagem da sucção é enviada para a hipófise e há a liberação de dois hormônios: prolactina – responsável pela produção do leite – e ocitocina – responsável pela ejeção do leite,no entanto nos primeiros dias esse leite tem um nome um poço diferente colostro .

Na amamentação que é o colostro?

Produzido desde o final da gravidez e provavelmente durante todo o primeiro mês de vida do pequeno, o colostro é um leite especial. Entre o momento do parto e a apojadura (descida do leite), os seios ficam preenchidos por essa substância. Amarelo e mais grosso que o leite maduro, é secretado apenas em pequenas quantidades. Rico em sais minerais, anticorpos, açúcares e água, contêm mais anticorpos do que o leite maduro, por isso, é essencial para o recém-nascido.

É a primeira “imunização” para protegê-lo contra vírus e bactérias após o nascimento. “O colostro é também rico em fatores de crescimento, que estimula o intestino imaturo do RN a se desenvolver” segundo os médicos. O fator de crescimento prepara o intestino para digerir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não-digeríveis. O colostro também é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes), o que diminui a incidência de icterícia.

Amamentar dói?

Apesar de ser um processo natural nos primeiros dias algumas mamães principalmente as de primeira viagem encontrem algumas dificuldades amamentação, incomodo, dor ou rachaduras, provavelmente a pega do bebê ao seio não deve estar correta, no entanto nem tudo está perdido basta pedir ajuda não se sinta constrangida é muito comum ,o que não pode é sentir dor e privar o seu bebê dessa alimentação tão importante , encontrará ajuda nos bancos de leite materno da sua cidade ,na maternidade onde nasceu seu bebê há profissionais aptos como pediatras,ginecologistas e enfermeiros que corrigirão essa “pega” (bebê deve ser posicionado de forma que ele abocanhe toda a auréola ou a maior parte dela). Mas todo esforço será recompensado, acredite!

prazer em amamentar

Existe leite fraco?

A resposta é não! O Leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que você pode oferecer ao seu filho. Falar que o leite é fraco é um grande mito que faz algumas mães recorrerem a mamadeiras e fórmulas, muita calma nessa hora. A maioria delas acreditam que a perda de peso dos primeiros dias dos bebês está relacionada ao leite materno que julgam fraco e quenão sustenta . É absolutamente normal que os bebês percam até 10% do seu peso nos primeiros dias. O leite materno nada tem haver com essa perda, pois ele contém todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver até os seis meses de vida. Não se preocupe, se você produz leite, ele é exatamente o que o seu filho preciso.
Algum alimento aumenta a produção de leite?

Não existe alimento que aumente a produção de leite, contudo a matéria prima para o leite é água em outras palavras ser dada atenção especial aos líquidos nesse momento. é se suma importância que a mamãe faça a ingestão de água em abundancia durante todo o dia, uma simples dica sempre manter por perto uma garrafinha com água ate porque as lactantes sentem muita sede ,porem a produção do leite esta relacionada a sucção quanto mais o bebê sugar, mais leite a mamãe produz.

È imprescindível a mãe mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Alimentos condimentados e fermentadores podem alterar o sabor do leite e provocar cólicas nos bebês, devendo ser consumidos com moderação. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível.

A amamentação oi aleitamento materno é um aprendizado construído diariamente. Ultrapassadas as dificuldades iniciais torna-se fonte de grande satisfação para a mamãe e o filho que poderão deleitar de momentos memoráveis e vivenciar na pratica o amor incondicional ,então é essencial não desanimar caso tenha um começo tumultuado. É normal, fora rara exceções, sentir um pouco de dificuldade no início da amamentação.
Crianças 0 a 6 meses. O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno até os dois anos de vida ou mais com alimentação complementar saudável, sendo exclusivo nos seis primeiros meses de vida da criança. O leite materno nessa fase é tudo de que o bebê precisa.

Amamentação, será que meu leite é suficiente ?
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: