Estimulando o desenvolvimento do bebê de 2 a 4 meses.

estimulando desenvolvimento do bebe

Primeiro Bimestre (2 meses )

Por volta dos dois meses de idade,mamãe e papai poderão ir  estimulando o desenvolvimento de seu filho,o bebê será capaz de sustentar firmemente a cabeça por algum tempo, de
sorrir, de interagir com as pessoas e de interessar-se pelo ambiente e pelos objetos. Com o
fortalecimento da musculatura cervical, a criança poderá permanecer mais tempo em
condições de postura que lhe permitam vivenciar e captar plenamente os estímulos sensoriais
que lhe chegam do ambiente. Quando o bebê alcança essa habilidade, sua mente estará
estruturando recursos para associar as informações recebidas simultaneamente pela visão e
pela audição, criando o esquema de reconhecimento que será utilizado como padrão de
inteligência pelo resto da vida.

Reconhecer é conhecer duas vezes. Em nossa mente, existe um processo associativo poderoso
que relaciona estímulos sensoriais diferentes para se definir (reconhecer) o objeto de nossa
atenção. Por exemplo, se alguém lhe disser a palavra copo, de modo automático, a sua mente
vai associar o estímulo auditivo à imagem visual armazenada, à lembrança da sensação tátil de
pegar o copo e à função do objeto no cotidiano. Através da associação instantânea e quase
imperceptível, você estará definindo mentalmente o objeto que nem precisa estar em seu raio
de visão. Se, por qualquer razão, a mente não realizar a associação instantânea, você não vai
saber do que se trata. Seria como estar escutando linguagem estranha e desconhecida.

Podemos definir inteligência como a capacidade do cérebro de associar diferentes estímulos
de maneira mais ou menos complexa, de modo a definir o objeto da atenção, criando e
armazenando novo conceito multifacetado.

É durante os primeiros meses de vida que a intensa rede associativa se estabelece, através da
estabilização das conexões entre as células nervosas. A qualidade e extensão da rede vão
depender diretamente da qualidade dos estímulos fornecidos ao bebê. Daí a importância de
propiciar à criança infância rica em vivências e experiências coerentes, de maneira a estruturar
tais recursos.

Segundo bimestre (4 meses)

O segundo bimestre de vida também é momento importante na aquisição e estabelecimento
da corporeidade. Corporeidade é a maneira como o cérebro reconhece e utiliza o corpo como
instrumento relacional com o mundo. Durante os quatro primeiros meses de vida, a criança
não tem a capacidade de abrir voluntariamente as mãos (devido aos reflexos primitivos
remanescentes do estágio de recém-nascido), nem força muscular para manter-se sentada
sozinha. Isto a impossibilita de manipular os objetos.

Os pais podem auxiliar a criança a estabelecer e desenvolver a corporeidade, tocando e
massageando as mãos, colocando objetos de diferentes texturas em suas mãos e apoiando a
criança sentada, mesmo que seja no colo, o maior período de tempo possível. Os pais, como

elementos educadores, podem auxiliar a estruturação da inteligência dos filhos, se tiverem em
mente esses princípios e se, sistematicamente, adotarem algumas técnicas da pedagogia do
lactente. As técnicas, quando empregadas rotineiramente, além de trazerem grande prazer e
satisfação ao bebê, estreitam de maneira definitiva os laços afetivos da criança com os pais,
estimulando melhor conhecimento mútuo e compreensão.

1. Estimule o sustento da cabecinha.

A partir do momento que o seu filho adquirir a capacidade de firmar a cabeça, não o carregue
mais como recém-nascido. Segure-o de maneira a deixar-lhe a cabeça solta e livre. Você pode
fazer isso apoiando as costas da criança sobre o seu tórax e segurando-a sentada pelas pernas
e pela barriga; ou apoiando o tórax da criança contra o seu ombro; ou, se você tiver força e
fôlego, pode apoiá-la deitada com a barriga para baixo com uma das mãos em seu tórax,
segurando-lhe firmemente as perninhas com a outra mão, enquanto a suspende em diferentes
alturas, para que ela possa passear pelos ambientes da casa, como se estivesse voando
lentamente. Muito estimulante e divertida, a brincadeira acaba tornando-se rotina na vida dos
bebês que a experimentam e que passam a solicitá-la diariamente.

2. Converse muito com seu filho.

Enquanto você estiver passeando com seu filho, observe atentamente o que ele estiver
olhando. Repita várias vezes o nome da pessoa ou do objeto em que estiver focando a
atenção. Fale o nome certo, pausada e lentamente, para que possa correlacionar a imagem
visual com o som articulado. Se não estiver prestando atenção a nenhum objeto,
simplesmente cantarole alguma canção do seu repertório habitual. Não se esqueça de que os
bebês não enxergam direito de longe. Leve seu filho para bem perto das pessoas e objetos,
para que possa enxergá-los bem.

3. Brinque movimentando corpo do bebê.

Movimente-lhe os pés e as mãos, afague, massageie e faça cócegas. Movimente-o ativamente
e modifique sua posição de vez em quando. Tente colocá-lo de pé, para que sinta e tente
apoiar-se ao solo. Quando estiver bem desperto, coloque-o sentado com o apoio de
almofadas, mesmo que seja por alguns momentos. Não o acostume a permanecer
monotonamente deitado no berço. Estimule, dessa maneira, a criança a reconhecer os
recursos corporais, facilitando o cérebro a sentir e utilizar o corpo. Vale ressaltar que todos os movimentos devem ser  suaves

Quando a criança conseguir dominar os seus reflexos primitivos para abrir voluntariamente as
mãos e conseguir manter-se sentada com apoio por tempo razoavelmente longo, terá subido
mais um degrau na conquista das aptidões e terá estruturado os recursos mentais para
prosseguir no desenvolvimento neuropsicomotor.

Estimulando o desenvolvimento do bebê de 2 a 4 meses.
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