Bebê de 1 mês.

Bebê de 1 mês ou segundo mês de vida.

bebe 1 mês

Dá para creditar já se passaram 30 dias e seu bebê de 1 mês já se comunica com o sorriso social comumente conhecido,  é a forma que ele tem para demonstrar que está tudo bem e que ama receber atenção então procure sempre retribuir com um afetuoso sorriso, fala sério é impossível não se apaixonar com o esse sorriso banguela mais lindo do mundo!

Como seu bebê está crescendo.

As mamães sempre se preocupam com o ganho de peso dos seus bebês nessa fase eles ganham cerca de 150 à 200 gramas por semana, com isso fica visível  nas bochechas que estão ficando rechonchudas  e sem falar naquelas dobrinhas apaixonantes que já podem ser notadas também no pescoço, braços e pernas. No entanto o ganho de peso não é o único indicador de crescimento do seu bebê, o pediatra também irá medir circunferência da cabeça, tórax e barriga. Esses dados serão analisados mês a mês, indicarão o desenvolvimento do filhote.

Desenvolvimento dos sentidos.

A visão vem se devolvendo bem e o seu bebê já consegue acompanhar pessoas e objetos em movimento e o mais gratificante nessa fase ele consegue enxergar os rostos com mais detalhes e já conhece bem a mamãe, papai e pessoas de sua convivência.
O desenvolvimento intelectual espacial está a todo vapor o a bebê pode tentar pegar objetos que alcança, até dedos das mãos do papai e da mamãe; reconhece a mamãe pela voz, cheiro e,consegue enxergar alguns traços do rosto da mamãe se ela estiver por perto. Uma grande  marco para o bebê de 1 mês de vida é que ele começa a levantar a cabeça, virar para os lados e, se colocado deitado com a barriga para baixo, já consegue virar a cabeça para o lado mais confortável e até mesmo levantar o queixo, porém por períodos curtos.

Estímulos para bebê de 1 mês

Bebê de 1 mês de vida pode ser estimulado com os móbiles são excelentes e existem no mercado de vários tipos cores e tamanhos,  além de objeto decorativo do quarto de bebê  estimula o sentido da visão.  Por causa dos movimentos suave e as cores fortes chamam a atenção é uma boa maneira para entreter o pequeno por alguns instantes . Importante, mantenha sempre o contato visual, converse com ele com voz suave procure enfatizar bem as expressões tanto da fala quanto as faciais, isso faz com que o bebê absorva muitas informações e se desenvolva.

Cuidados e higiene

As mãozinhas ainda estão fechadas, então exigirá uma atenção especial na higienização para que não haja mau cheiro e nem acumulo de sujeiras.
O banho do bebê agora passa a ser um momento mais gostoso ,procure cantar ou conversar  com voz baixinha, aproveite para fazer uma massagem com movimentos suaves com hidratante próprio para bebê isso deixará seu pequeno bem relaxado contribuindo para que ele tenha um soninho bem gostoso e durma por mais tempo.

O soninho

Os bebês ainda dormem bastante chegam a dormir entre 19 e 20 horas por dia, com intervalos curtos de 3 a 5 horas cada. Nessa fase ele já consegue diferenciar dia e noite, tente manter os ambientes bem iluminados durante o dia e escuros durante a noite, assim ele passará a dormir por períodos maiores quando anoitecer.

Nhame nhame (alimentação)

A alimentação do bebê somente de leite materno em seus primeiros 6 meses de vida. Nessa fase é importante que você deixe seu bebê determinar o quanto ele quer mamar e quando, a não ser por ordens do pediatra. As formulas só devem ser oferecidas sob orientação médica  .
Alguns bebês podem começar a apresentar cólicas ,apesar de não causarem nenhum problema sério, causam desconforto para a criança. Para amenizar o desconforto do bebê o coloque em seu colo, barriga com barriga, para que ele possa sentir seu calor a aliviar o incomodo , mas se o choro persistir procure sempre o pediatra.

Recomendações.

Alguns cuidados devem ser levados em conta nessa fase para preservar a saúde e bem estar do seu bebê, ele é muito frágil e vulnerável a doenças. O ideal é que permaneça em casa evitando locais como shoppings, restaurantes… as saidinhas devem ficar restritas apenas as consultas ao pediatra. Mas o banho de sol matinal está permitido, coloque o bebê no carrinho aproveite para fazer caminhada com seu filhote.
O pescocinho ainda não está fortalecido o suficiente para sustentar o peso da cabeça. É necessário tomar bastante cuidado com a cabecinha que tende a cair para trás. Seja gentil e alerte as demais pessoas que irão pegá-lo para sempre dar uma atenção especial a cabeça do bebê para que a mantenha sob a sustentação, evitando eventuais danos ao bebê.
Apesar de muito pequeno, jamais deixe o bebê sozinho em trocadores, camas ou sofás o faça após se certificar que esses locais sejam perfeitamente seguros, caso contrario eles podem se movimentar e cair.
Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

Peso e medidas

MENINO Altura mínima: 50,8 cm  MENINA Altura mínima: 49,8 cm
Altura máxima: 58,6 cm Altura máxima: 57,6 cm
Peso mínimo: 3,4 kg Peso mínimo: 3,2 kg
Peso máximo: 5,8 kg Peso máximo: 5,5 kg

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, evite comparações. Em caso dúvidas não hesite e procure o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho .

vacina

Vacinas
Hepatite B dose ao nascer
BCG  dose única

Bebê de 1 mês.
Avaliar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *